top of page
medalha Maria Soldado.jpg

Medalha Maria Soldado homenageia mulheres
no Obelisco do Ibirapuera

A Medalha instituída pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem por objetivo galardoar autoridades femininas civis e militares que tenham prestado comprovadamente relevantes serviços a uma ou mais das organizações e instituições, a seguir relacionadas: I - Sociedade Veteranos de 32-MMDC; II - Governo do Estado de São Paulo; III - população paulista. Parágrafo único. Poderá ser concedida a "Medalha Maria Soldado - Heroína de 32" aos estandartes das organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que se tenham tornado credoras de homenagem especial por parte das organizações e instituições supracitadas. Maria José Barroso, conhecida como Maria Soldado, foi uma enfermeira e combatente negra que lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Nasceu em Limeira, São Paulo, em 1895 e morreu em 1958. Trajetória de Maria Soldado Trabalhava como cozinheira quando eclodiu a Revolução Deixou o emprego para se juntar à Legião Negra Atuou como enfermeira e combatente contra as forças federais Foi reconhecida por sua força, coragem, patriotismo e abnegação Em 1957, foi escolhida como “mulher símbolo de 32” Contexto da época O contexto da época era marcado por forte discriminação racial e pelo ideal de eugenia Maria Soldado desafiou as leis e costumes da época para atuar como soldado Memória de Maria Soldado Sua memória está consolidada como uma mulher negra, enfermeira, que lutou bravamente para defender uma causa que tomou como sua Há depoimentos em jornais que remetem à sua bravura
Dando seguimento as comemorações do Dia Internacional da Mulher,  Sociedade Veteranos de 32 - MMDC promoveu na sexta-feira, 14 de março, no Obelisco do Ibirapuera, a  cerimônia de entrega da Medalha Maria Soldado.
A mais alta condecoração feminina contemplou mulheres que, assim como Maria Soldado, simbolizam a imagem de luta, do trabalho e da coragem. Entre as homenageadas estão a deputada estadual Carla Morando, Marly Vettorazzo, mãe da vereadora Amanda Vettorazzo e a comandante do CPA M-2, coronel PM Glauce Anselmo Cavalli. 
O evento contou com a presença de convidados, autoridades civis e militares.
Confira os depoimentos das homenageadas, do General Hiroshi da 2a Divisão do Exército e do presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, Carlos Romagnoli.
bottom of page