top of page
4_edited.jpg

Nota de esclarecimento - matéria Folha de S.Paulo, de 03 de março de 2025

Fomos surpreendidos com uma matéria publicada, em 03/03/25, no Jornal Folha de S.Paulo, que discorria sobre uma emenda parlamentar, concedida em 2024 pelo Deputado Estadual Guto Zacarias, para nossa entidade, no importe de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). A referida emenda possibilitou que a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC executasse um dos projetos mais espetaculares voltados a perpetuação da História da Revolução Constitucionalista de 1932, onde já foram recepcionadas em torno de 500 crianças e, ainda alcançaremos no mês de março, mais 23 oficinas. São recebidas 32 (trinta e duas) crianças por vez, por atividade, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista – Obelisco do Ibirapuera, por 2 (dois) monitores trajados de Soldados Constitucionalistas que, rapidamente, contam o que foi a Epopeia Cívica de 1932 e, ato contínuo, seguem por uma linha do tempo, em exposição montada permanente, que conta com um texto resumido e com várias fotos da história dos 70 (setenta) anos da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e da Revolução Constitucionalista de 32. Em seguida, as crianças são direcionadas para um espaço onde é montada uma sala de pintura totalmente equipada, e são acompanhados pela renomada artista plástica Cristiane Carbone que os auxilia a executar uma pintura a guache. Em seguida, as crianças recebem um lanche. Os trabalhos de cada criança são digitalizados, as crianças levam as suas pinturas para casa e, na saída do Obelisco, recebem um Gibi com a história da Revolução Constitucionalista de 1932 e um jogo da memória com motivos da Revolução. Na sequência elas podem utilizar um espaço instagramável para tirar fotos que são impressas e entregues na hora para cada aluno. 
Quando fomos agraciados com a referida emenda, e graças a atuação precisa da artista plástica Cristiane Carbone, da Dra. Janaina Exposito Pinto, ao pesquisador Rodrigo Gutenberg, a coordenadora pedagógica Marli da Silva e ao designer Fernando Dias, surgiu a ideia do projeto, que foi um sucesso absoluto. Em uma de nossas reuniões de trabalho, resolvemos então homenagear quem muito faz pela História de São Paulo, e do Brasil, que são os membros do MBL que sempre, frise-se, sempre, estão ao nosso lado propiciando que o capítulo mais importante da história de São Paulo seja fomentado e preservado. Não podemos nos esquecer que a Revolução Constitucionalista de 1932 trouxe grandes avanços para São Paulo e para o Brasil, dentre eles: o Voto Feminino e, consequentemente, uma maior participação da mulher brasileira em todas as esferas da sociedade, inclusive na política, quando foi eleita a Dra. Carlota Pereira de Queirós como a primeira Deputada Federal do País; criação da Universidade de São Paulo – USP; potencializou a ideia de unidade nacional; reforçou a importância da Constituição, haja vista que a mesma havia sido descartada por Getúlio Vargas que, a contragosto, teve que promulgá-la, em 1934; aguçou o empreendedorismo tornando São Paulo o maior pólo industrial do País; dentre tantas outras coisas. 
Assim nesta reunião entendemos por bem homenagear as pessoas que possibilitaram que a História de São Paulo fosse perenemente preservada quais sejam: O Dep. Est. Guto Zacarias; o Dep. Fed. Kim Kataguiri; a Vereadora Amanda Vettorazzo; o sempre Dep. Est. Arthur do Val, uma vítima do sistema; e nossa heroína Maria Stela Rosa Sguassábia (a professora da turma). 
Com a concordância de todos os membros da equipe, e após a impressão dos gibis e do jogo da memória, convidamos os integrantes do MBL a conhecerem o projeto e, só neste momento estes tiveram conhecimento da homenagem prestada. 
A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC sempre reverenciará a todos que colaborarem com a preservação e a divulgação da Revolução Constitucionalista de 1932. 
Foi muito feliz, o nosso pesquisador Rodrigo Gutenberg ao criar a frase que fechou o gibi: “JESUS CRISTO PELA HUMANIDADE E O SOLDADO PAULISTA PELO BRASIL”. 
“PRO BRASILIA FIANT EXIMIA”

bottom of page